QSL´s
Por vezes a comunicação é tão má que as palavras correntes se tornam dificilmente compreensivas. O obstáculo da Língua é uma das razões da existência deste "vocabulário" internacional composto de expressões abstractas de três letras.
QSL, quer dizer confirmação, neste caso confirmação por escrito.
Após um contacto ou escuta de rádio, trocam-se cartões QSL onde se escreve a estação contactada/escutada, data, hora, frequência e o sinal que a estação nos chegou. Em amador divide-se em 2, qualidade de rádio (de 1 a 5 -unidade de medida rádio) e o sinal com que nos chega (de 1 a 9 - unidade medida Santiago).
O Cartão QSL serve para a confirmação "Legal" de que um determinado contacto foi estabelecido, servindo ainda para a aquisição de diplomas e concursos.
Os cartões poderão ser trocados via directa (correio) ou pelo Bureau (câmbio Internacional de QSL), que em Portugal e desde 1926 é da responsabilidade da REP (Rede dos Emissores Portugueses), que desde esta data é a representante da IARU (International Amateur Radio Union) em Portugal. O sistema de troca de cartões QSL pelo Bureau, apesar do incoveniente de um cartão demorar algum tempo a chegar ao destino, este fica muitíssimo mais económico que a via directa e o radioamador não precisa de saber a morada do colega contactado, pois o indicativo é o suficiente.
Inicialmente as estações emissoras destacavam o seu indicativo a côr vermelha.
Definição de QSL
 

Esta QSL rara do CT1 AA Abilio Nunes, de 1930, confirma a recepção de V0 JP. Faz parte do nosso arquivo (Arquivo Português de QSL/Clássicos da Rádio), foi gentilmente cedida por Wolf Harranth da QSL Collection, Viena. (Propriedade: Arquivo Português de QSL)
 

Cartão QSL de EP1 CF / CT1 CF pertencente a , de Vila Real.
Datado de 1928,

QSL do Rádio Clube Português a confirmar uma escuta da Alemanha de Oeste em 1968. O Posto emissor é o de Miramar com uma potência de 100kW.
Faz parte do nosso arquivo (Arquivo Português de QSL/Clássicos da Rádio), foi gentilmente cedida por Wolf Harranth da QSL Collection, Viena.

Rádio Renascença-Escuta em Onda Curta nos 11753kH
 

Fevereiro de 1957

Novembro 1974 (Arquivo APQ)
Ex-Colónias Abril 1950

CT1AZ -Contacto com W2BOK (EUA) Julho 1932

CT3 AD Contacto com W8 CTE Junho 1932
QSL vem do código Q, utilizado pelos rádioamadores, para simplificar e abreviar determinados termos, como por exemplo QRA (nome do operador) e QTR (horas), foi desenvolvido para as comunicações a longa distância.
QSL de CT1 CL - Eugénio Sá - Porto
APQ - Arquivo Português da QSL